quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quem Inventou o Futebol

Quem realmente inventou o futebol -- os nativos americanos? Os índios sul-americanos? Foram os mexicanos, os chineses, os japoneses ou os esquimós?
No momento em que a Alemanha se prepara para sediar a Copa do Mundo, a exibição "Fascinação Futebol" no Museu de Etnologia de Hamburgo tenta responder essa pergunta rastreando as raízes do esporte há milhares de anos.
Imagens coloridas de bolas, roupas, chuteiras e outros equipamentos mostram o esporte antigo que deu origem ao futebol moderno.
"Não sou um fã do futebol, mas sou fascinada pela variedade, todas as coisas diferentes que eles reuniram aqui", disse Lucia Niederwestberg, 57, uma professora de Hamburgo.
"É legal que eu tenha a chance de descobrir algo sobre o esporte em vez de ficar apenas vendo os jogos na televisão com meu irmão".
A forma mais primária do futebol é geralmente associada a um jogo chinês chamado cuju, criado há 4.700 anos para ensinar os soldados sobre a cooperação e vigilância.
Duas equipes batalhavam em um campo retangular com o objetivo de chutar uma bola de couro em um buraco no alto em um portão intricadamente decorado. Um exemplo dele pode ser visto na exibição.
"Fascinação Futebol" também fala de bolas de pedras de 6 mil anos desenterradas no sudoeste dos Estados Unidos que são similares às usadas hoje por nativos norte-americanos em dois tipos de jogos parecidos com o futebol.
A exibição também mostra um par de chuteiras pretas e vermelhas que foram usadas no Japão do século 7 por imperadores, cortesãos e samurais no jogo kemari.
Uma equipe de oito jogadores chutava a bola e tentava impedir que ela tocasse o chão. O objetivo era se movimentar o menos possível e as solas das chuteiras não deveriam ser mostradas.

Nenhum comentário: